Dia 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Ciclista e nada como homenagear este esporte que tanto gostamos com uma curadoria de documentário fresquinho produzido pelo grupo Caminhos do Vale Europeu com apoio da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.
Nossa embaixadora Jéssica Ropke, ciclista e criadora de conteúdos, foi uma das convidadas para participar do produção e nos conta um pouco a seguir sobre o projeto e também sobre os diversos motivos enriquecedores de se vivenciar uma cicloviagem nesta região incrível no Sul do nosso país.
“O Circuito do Vale Europeu é a primeira rota de cicloturismo do Brasil e onde eu comecei a pedalar de gravel. A rota completa são 300km com 4.900mt, partindo de Timbó-SC e passando por 9 cidades, porém, esses números são o que menos importa na experiência.”
“A paisagem do vale encanta pela natureza abundante, muito verde, riachos e cachoeiras.
Uma verdadeira imersão na cultura dos imigrantes, é fácil durante o caminho se deparar com os moradores falando o dialeto trazido da Alemanha e Itália, traços europeus na arquitetura e na gastronomia.
Muitas casas pelo caminho se transformaram em pousadas e a hospitalidade das pessoas que vivem no vale é algo especial. Por isso vale a pena planejar bem as paradas e fazer o circuito com calma para aproveitar tudo.”
“O que eu mais gosto é a experiência do bikepacking/cicloviagem em si, uma oportunidade de ressignificar a relação com a bike, trazendo uma perspectiva leve, exploratória e cultural.
Conhecer lugares de bicicleta é absorver mais o ambiente, curtir cada pedaço do caminho de uma forma especial.
Por ter esse carinho pela região eu fui convidada para participar do DOC Caminhos do Vale Europeu que transmite toda a magia do Vale, fica a dica do link para assistir na telona”