Já falamos bastante por aqui sobre as ” manhãs poderosas” e como o que o que fazemos nas primeiras horas da manhã tem o poder de ditar o rumo do nosso dia.
Muitas vezes nossa agenda é quem determina quando podemos nos exercitar e cumprir os treinos, porém estudos nos dizem que podemos perder benefícios substanciais de desempenho ao optar em um treino de noite ao invés de um pela manhã.
Então sem delongas, listaremos aqui alguns dos benefícios:
Funções cognitivas aprimoradas
A pesquisa conduzida pelo Dr. John Ratey, professor clínico associado de psiquiatria na Harvard Medical School, mostrou que a atividade física matinal aumenta a produção do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Essa proteína potente estimula o crescimento, a maturação e o desenvolvimento de novas células cerebrais.
Durante um episódio do podcast Barbell Shrugged, Ratey o descreveu como “a rainha de todos os fatores de crescimento cerebral” e afirmou que “o BDNF aumenta drasticamente quando você se exercita. E faz isso porque quando você está se exercitando, quando está se movendo, você está usando mais células cerebrais do que em qualquer outra atividade.”
Em seu livro Spark, Ratey revelou que as crianças que se exercitavam de manhã antes da aula melhoraram suas pontuações nos testes em 17%, aumentaram sua frequência e estabilizaram seu humor.
Os mesmos benefícios podem passar para seus próprios dias de trabalho se você começar seu treinamento mais cedo.
Melhora da saúde cardiovascular
A maioria dos estudos que comparam exercícios em diferentes horários do dia são pequenos e focados em um subconjunto específico de indivíduos. Mas um grande estudo populacional contrariou essa tendência. Gali Albalak, do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, revisou dados do Biobank do Reino Unido em 86.657 adultos com idades entre 42 e 78 anos, livres de doenças cardiovasculares e que usaram um rastreador de condicionamento físico por uma semana. Eles foram rastreados por seis a oito anos. Albalak descobriu que as pessoas cujo pico de atividade física acontecia entre 8h e 11h tinham os menores riscos de doenças cardiovasculares e derrames.
“Está bem estabelecido que o exercício é bom para a saúde do coração, e nosso estudo agora indica que a atividade matinal parece ser mais benéfica”, disse ela em um comunicado de imprensa da European Society of Cardiology. Como este foi um estudo observacional com muitas variáveis possíveis, não está claro por que a atividade precoce provou ser mais benéfica para a saúde do coração dos participantes, mas ainda é um sinal promissor de que os exercícios matinais podem oferecer alguns benefícios cardioprotetores.
Promove a queima de gordura
Pesquisadores da Universidade de Tsukuba pediram aos participantes que se exercitassem em vários momentos diferentes ao longo do dia. Eles concluíram que apenas aqueles que fizeram sessões de uma hora a 50% de seu VO2 máximo pela manhã antes do café da manhã aumentaram sua taxa de oxidação de gordura em 24 horas.
O estudo também mostrou que o grupo de exercícios matinais queimou mais gordura do que os indivíduos que fizeram o mesmo treino à tarde ou à noite. Portanto, se você deseja alterar sua composição corporal, fazer alguns exercícios matinais por semana pode aproximá-lo de seus objetivos.
Estimula a produção de testosterona
Existem evidências suficientes de que o exercício matinal estimula a liberação de testosterona para todos os cronotipos. Por exemplo em um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport descobriu que atletas que levantam peso pela manhã aumentam a produção de testosterona pelo resto do dia.
Talvez ainda mais interessante, os participantes que fizeram uma sessão de treino no início da manhã também melhoraram seu desempenho à tarde em um teste de velocidade, levantamentos de membros superiores e inferiores e saltos. Aqueles que correram pela manhã foram mais rápidos à tarde, mas não experimentaram os outros benefícios de potência e força. Os pesquisadores concluíram que “realizar treinamento de força pela manhã está associado a um melhor desempenho físico à tarde”.
Para aqueles que tem costume de quebrar o treino em dois períodos no dia, pode ser interessante agendar as sessões de força e velocidade para a manhã e sua sessão de cardio para mais tarde.
Maior adaptação do corpo ao horário das competições
Um estudo da Chronobiology International com ciclistas, corredores e triatletas Ironman da África do Sul investigou se os competidores preferiam treinar pela manhã ou à noite. Mais de 60% deles escolheram o primeiro.
Enquanto treinava como velocista na Universidade de Bath, no Reino Unido, Pickering notou que “muitos corredores e ciclistas de elite começaram seus treinamentos muito cedo. Isso provavelmente os beneficia porque suas competições tendem a ocorrer no início do dia. As corridas de maratona, por exemplo, costumam começar cedo e um cronotipo matinal seria ideal nesse cenário, pois combina com treinamento e competição”.
Portanto, treinar no final do dia não é sempre melhor do que não treinar e sabemos que e a chave para um progresso consistente é a consistência e disciplina! Mas se você deseja estabelecer um padrão positivo para seus treinos, aumentar seu desempenho mental, melhorar sua saúde cardiovascular, começar a treinar duas vezes por dia ou reduzir a gordura corporal, o treinamento matinal pode ser algo que faz sentido ser implementado na sua rotina!
Depois conta pra gente se faz sentido para você!
Referências
Cook, C.J. et al. (2013, May 23). Morning based strength training improves afternoon physical performance in rugby union players. Retrieved from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23707139/
European Society of Cardiology. (2022, November 14). What is the best time of day to exercise for heart health? [Press release]. Retrieved from https://www.escardio.org/The-ESC/Press-Office/Press-releases/what-is-the-best-time-of-day-to-exercise-for-heart-health
Iwayama, K. et al. (2015, October 30). Exercise Increases 24-h Fat Oxidation Only When It Is Performed Before Breakfast. Retrieved from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4703705/
Kunorozva, L. et al. (2012, October). Chronotype and PERIOD3 variable number tandem repeat polymorphism in individual sports athletes. Retrieved from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22971169/
Larson, D. (Host). (2020, October 21). Why Strength Training Makes You Smarter and the Brain Protein Responsible for it All (No. 514) [Audio podcast episode]. In Barbell Shrugged. Retrieved from https://barbellshrugged.libsyn.com/why-strength-training-makes-you-smarter-and-the-brain-protein-responsible-for-it-all-w-dr-john-ratey-anders-varner-doug-larson-and-travis-mash-barbell-shrugged-514
Pickering, C. (2018, July 26). What Time of Day Is Best for Training Athletes?. Retrieved from https://simplifaster.com/articles/best-time-for-training/ Ratey, J.J. (2013). Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain. Little, Brown Spark.