Os ácidos graxos ômega-3 são incrivelmente importantes e seu consumo regular pode trazer benefícios poderosos para a saúde do nosso corpo e cérebro. O que são exatamente? O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada. Eles são classificados como ácidos graxos essenciais, o que significa que devem ser provenientes de nossa dieta, pois não podem […]
Os ácidos graxos ômega-3 são incrivelmente importantes e seu consumo regular pode trazer benefícios poderosos para a saúde do nosso corpo e cérebro.
O que são exatamente?
O ômega-3 é um tipo de gordura poliinsaturada. Eles são classificados como ácidos graxos essenciais, o que significa que devem ser provenientes de nossa dieta, pois não podem ser produzidos pelo nosso organismo.
Os ômega-3 vêm em diferentes formas que variam em comprimento e estrutura química. Existem ácidos graxos ômega-3 de cadeia curta que podem vir de fontes vegetais, como vegetais de folhas verdes, nozes e sementes de linhaça. Se você vir o nome ALA ou ácido alfa-linolênico, é um ácido graxo ômega-3 à base de plantas.
Os ácidos graxos de cadeia longa são a outra forma comum de ômega-3. Esses ácidos graxos ômega-3 contêm ácido EPA (eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico).
O EPA e DHA estão ligados à saúde do cérebro e dos olhos e são importantes componentes estruturais das células do corpo e são encontrados naturalmente em algas, que são comidas por peixes e outras formas de vida marinha. Esses ácidos graxos são frequentemente chamados de ácidos graxos ômega-3 de origem marinha ou óleos de peixe.
O que diz a ciência?
O Ômega-3 é, sem dúvidas, um dos nutrientes mais bem pesquisados no mundo, com mais de 30 mil estudos científicos e trabalhos publicados nos últimos 35 anos que demonstraram que essas gorduras podem proporcionar valiosos benefícios à saúde em todos os estágios da vida – desde antes do nascimento até as idades mais maduras.
Na verdade, poucos nutrientes foram estudados tão completamente quanto os ácidos graxos ômega-3.
O ômega-3, especialmente o óleo de peixe, tem sido associado a muitos benefícios à saúde, com apoio da ciência. Vamos dar uma olhada em 6 benefícios para a saúde:
Benefícios do Ômega 3
1. Ação anti-inflamatória
A inflamação é a maneira do seu sistema imunológico combater infecções e tratar lesões. No entanto, a inflamação crônica está associada a condições de saúde como obesidade, diabetes, depressão e doenças cardíacas. Reduzir a inflamação pode ajudar a tratar os sintomas dessas doenças. Como o óleo de peixe tem propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a tratar condições que envolvem inflamação crônica. Por exemplo, o aumento de peso ou estresse às vezes pode contribuir para níveis mais altos de inflamação. Em dois estudos mais antigos – um em pessoas com obesidade e outro em pessoas com estresse – descobriu-se que o óleo de peixe reduz a produção e a expressão gênica de moléculas inflamatórias chamadas citocinas. Além disso, os suplementos de Ômega 3 podem reduzir significativamente a dor nas articulações, a rigidez e as necessidades de medicamentos em pessoas com artrite reumatoide, que causa dor nas articulações.
2. Saúde cerebral e memória
O ômega 3 é um nutriente importante para a constituição e fluidez das membranas cerebrais. Ele as protege contra lesões ocasionadas pela idade avançada. Em um estudo feito ao longo de nove anos, investigou-se a relação entre a doença de Alzheimer e o consumo de óleo de peixe. Os cientistas observaram que consumir o alimento duas ou mais vezes por semana diminui em 50% a probabilidade de desenvolver a condição.
Outro estudo, realizado com adultos jovens, investigou se o DHA (um tipo de ômega 3) seria capaz de melhorar o desempenho cognitivo em adultos saudáveis. O resultado mostrou que a suplementação rica em DHA melhorou a memória episódica, responsável pelo registro de experiências da vida pessoal e a memória de trabalho, que armazena informações necessárias para cumprir metas.
3. Ganho de massa muscular
Se você deseja construir massa muscular magra, a suplementação de ômega-3 pode ajudar. Demonstrou-se que o ômega-3 aumenta a capacidade do corpo de transportar nutrientes para as células musculares, que são importantes para o crescimento. Os ômega-3 também afetam o funcionamento do nosso DNA em favor da adição de tecido muscular de qualidade. O Ômega 3 demonstra promover a retenção e até o acúmulo de massa corporal magra em níveis de déficit calórico ou de manutenção. É claro que como todos os suplementos, vale ressaltar que o Ômega-3 por si só não é suficiente para crescer e manter a nova massa muscular. No entanto, cada pedacinho de ganho muscular extra vai para alcançar seus objetivos físicos.
4. Prevenção de doenças oculares
Assim como nosso cérebro, nossos olhos dependem de gorduras ômega-3. As evidências mostram que as pessoas que não recebem ômega-3 suficientes têm maior risco de doenças oculares. Um estudo mais antigo descobriu que consumir uma alta dose de óleo de peixe por 19 semanas melhorou a visão em pessoas com DMRI. No entanto, este foi um estudo muito pequeno.
5. Melhora na qualidade da pele
O ômega 3, especialmente o DHA, é um componente das células da pele, responsável pela saúde da membrana celular mantendo a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas. Assim, ao consumir ômega 3 é possível manter essas características da pele e a sua saúde.
Além disso, o ômega 3 ajuda a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento ou câncer de pele, já que possui efeito antioxidante.
6. Combate à depressão
Os pesquisadores estão sempre procurando novas abordagens para tratar a depressão, e um dos muitos tópicos investigados é o óleo de peixe.
Dessa forma, aumentar o consumo de ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais garantindo o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio.
O óleo de peixe contém ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (PUFAs). Acredita-se que tal ácido graxo pode ter um efeito antidepressivo de várias maneiras. Uma ideia sugerida foi que os PUFAs podem reduzir a inflamação em nossas células neurais, o que teria um efeito antidepressivo.
Outra teoria é que os PUFAs utilizam um tipo de proteína, chamada proteína G, ou agem diretamente com a membrana plasmática para modificá-la, causando um efeito antidepressivo. No entanto, não se sabe se esses dois efeitos ocorrem juntos ou separadamente. Um resumo das pesquisas existentes sobre óleo de peixe mostra que o ômega-3 teve um efeito significativamente positivo em comparação com um placebo.
7. Perda de gordura e controle de apetite
Estudos mostraram, em testes em humanos e animais, que a suplementação com ácidos graxos poliinsaturados, como ômega-3, pode ajudar na perda de gordura. Os cientistas identificaram alguns mecanismos possíveis que podem causar isso. O apetite é suprimido: se você não está com fome com tanta frequência, é muito menos provável que faça lanches regularmente, o que pode levar ao ganho de peso. O ômega-3 pode afetar a capacidade do corpo de quebrar as células de gordura para que possam ser usadas como combustível. Além disso, se em média você gasta mais energia do que comida, a perda de peso deve seguir. Finalmente, a ciência mostra que o ômega-3 pode reduzir o número de calorias armazenadas como gordura corporal. Um grande número de pesquisas de curto prazo demonstra um efeito na perda de peso.
Como escolher um bom Ômega 3
1. Analisar a concentração e proporção por cápsula
Um bom ômega apresenta mais de 1000 mg de EPA e DHA somados para ter uma boa quantidade de compostos ativos antiinflamatórios;
O Ômega-3 Housewhey por exemplo possui alta concentração (1100mg) de EPA e DHA por dose e Vitamina E.
EPA | 660mg
DHA | 440mg
VITAMINA E | 10mg
2. Analisar se possui selos de qualidade
Selo MEG- 3 de qualidade
A diferença do selo MEG-3 para os demais é que ele entrega alta qualidade, elevado nível de pureza, livre de metais tóxicos e um fornecimento sustentável de ômega-3 obtido de óleo de peixe, através da pesca sustentável, ecológica e renovável de peixes pequenos de cardumes selvagens.
Além disso o Ômega 3 certificado pelo MEG-3 não têm o gosto ou o cheiro característico do peixe.
Sustentabilidade
Temos um compromisso com o uso responsável e sustentável dos recursos marinhos naturais, adquirindo óleo de peixe de empresas de pesca regulamentadas, cujos equipamentos, práticas e procedimentos visam proteger os recursos pesqueiros. A DSM assegura que nenhuma espécie de peixe, a partir da qual os óleos de peixe MEG-3® são produzidos, está ameaçada de acordo com a Lista Vermelha das espécies em perigo da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) ou está na relação dos apêndices I-III da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção (CITES, na sigla em inglês).
Continuamos impulsionando nossas fortes inovações para manter o desenvolvimento de soluções sustentáveis em ômega-3, a fim de atender às necessidades nutricionais do mundo hoje e no futuro.
3. Observar se o produto contém Vitamina E
A vitamina E atua também como um antioxidante, evitando assim a oxidação do óleo e mantendo a qualidade do produto.
Além disso o indicado é que a embalagem seja escura para que o as propriedades sejam preservadas.
Vídeo completo sobre o Ômega 3
LINK DO VIDEO: https://youtu.be/TKJaHwRyP5o
Referências
Ministério da Saúde. Ômega 3 é essencial para melhor desempenho cerebral
Ministério da Saúde – Ômegas, as gorduras do bem
Ministério da Saúde – Alimentos funcionais
Web Medical Team. Omega-3 Fish Oil Supplements for Heart Disease
Healthline. 17 Science-Based Benefits of Omega-3 Fatty Acids
Zanardo, Pamela Bueno, Maria Claúdia Bernardes Spexoto, and Vanessa Fernandes Coutinho. “Benefícios do ômega-3 (Ω-3) na Doença de Alzheimer.” Inova Saúde 3.1 (2014).
Stonehouse W, Conlon CA, Podd J, Hill SR, Minihane AM, Haskell C, Kennedy D. DHA supplementation improved both memory and reaction time in healthy young adults: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2013;97(5):1134-43.
Sanhueza, Julio, Nieto, Susana, & Valenzuela, Alfonso. (2004). Acido docosahexaenoico (DHA), desarrollo cerebral, memoria y aprendizaje: la importancia de la suplementacion perinatal. Revista chilena de nutrición, 31(2), 84-92.