A palavra suplementação já diz tudo: suprir o que está em falta. A suplementação faz parte da vida de um atleta profissional ou amador que busca melhorar sua performance e alcançar os resultados e objetivos desejados, mas será que o uso de suplementos é indicado apenas para atletas? Como sabemos quando os suplementos são de fato necessários? O primeiro ponto que é preciso levar em consideração é que não existem regras onde, obrigatoriamente, é preciso suplementar. Isso depende muito da alimentação e de uma série de individualidades como por exemplo, se a pessoa tem uma doença, alguma intercorrência, deficiência ou objetivo específico.
Os suplementos podem ser necessários se:
- Sua dieta não atinge as necessidades de todos nutrientes que você precisa, de acordo com sua idade, peso e atividade física.
- Você treina com frequência e quer melhorar sua performance.
- Você quer ganhar massa muscular e não alcança a quantidade de proteínas e nutrientes apenas com sua dieta.
- Você quer melhorar sua recuperação muscular.
- Você quer corrigir deficiências nutricionais.
- Você quer melhorar sua disposição e sua energia.
- Você quer melhorar sua saúde de forma geral.
Retrato da alimentação no Brasil
Em uma pesquisa intitulada “Consumo Alimentar Individual”, financiada pelo Ministério da Saúde e conduzido pelo IBGE foi retratado o seguinte cenário da dieta tradicional brasileira:
Baseada em um consumo predominante de carboidratos e gorduras, com alimentos compostos por baixo teor de nutrientes e alto conteúdo calórico através itens industrializados como refrigerantes, pães e bolachas, e a ingestão cada vez mais reduzida de frutas, verduras e legumes.
Outro dado alarmante, divulgado pela Organização Mundial da Saúde, é de que a grande maioria da população sofre com carência de vitaminas e micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, como por exemplo um sistema imunológico eficiente e proteção contra radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento das células.
Em contrapartida, sabemos que com o bombardeio de propagandas e informações, as vezes fica difícil saber quais compostos fazem bem e devem ser ingeridos de fato, não é mesmo?
Suplementos alimentares mais consumidos:
O ômega 3 é um tipo de gordura boa que tem potente ação anti-inflamatória e que, por isso, pode ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais, além de melhorar a memória e a disposição.
O Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. Este suplemento é utilizado para ganhar massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein, a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte. Confira os benefícios, quantidade recomendada e como consumir o Whey Protein.
Aminoácidos
Creatina: A creatina é um aminoácido e está presente tanto nos alimentos de origem animal quanto no organismo humano, que o produz. Suplementos de creatina são especialmente bons para praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Veja para que serve, como tomar e efeitos colaterais da Creatina.
Glutamina: A glutamina é um dos aminoácidos mais importantes pro nosso organismo, pois pode ser utilizado como fonte de energia por diversos tecidos, além de auxiliar no fortalecimento da parede do intestino, mantendo a microbiota saudável. Suas principais funções para o organismo são relacionadas com a tonificação da integridade das mucosas intestinais, a potencialização da imunidade e o auxílio à recuperação muscular.
BCAA: Formado por três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Esses aminoácidos essenciais ajudam as células a produzirem proteínas. Eles participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física, principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga central. Veja os benefícios e como tomar o BCAA.
Complexos polivitamínicos
O polivitamínico é um suplemento alimentar que contém diversas vitaminas, como vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B. Além disso, muitos polivitamínicos também são compostos por minerais ou outros compostos que são indicados com o objetivo de combater as deficiências nutricionais.
Quais são os cuidados necessários?
Quando se busca uma suplementação alimentar, é importante saber a qualidade e a procedência, assim como é importante saber escolher os alimentos que se vai consumir.
O uso ideal dos suplementos alimentares é consumi-los com indicação e dose correta, seja para complementar a falha na alimentação ou suplementar nos casos de necessidade nutricional aumentada.
A dose e a recomendação individualizada deve ser prescrita por um médico ou nutricionista.